Tratamentos > Facetas Dentárias
Facetas consistem em próteses finas, que são utilizadas para cobrir as faces dos dentes.
Dessa maneira, as facetas funcionam como uma espécie de capa para os dentes, muitas vezes comparadas com uma lente de contato para os olhos, por serem bem finas e delicadas. Elas são coladas na parte da frente dos dentes que apresentam problemas estéticos, como manchas, trincas, espaçamentos ou desalinhamentos. Podem ser aplicadas apenas em um dente ou em toda a arcada dentária, dependendo de cada caso e como o procedimento pode harmonizar o sorriso de maneira mais efetiva.
O procedimento pode ser realizado com as facetas de porcelana ou resina. Enquanto a primeira técnica utiliza cerâmicas odontológicas – e que é o nome correto da porcelana aplicada sobre os dentes -, a segunda utiliza polímeros resinosos especialmente desenvolvidos para reproduzir as cores dos dentes e resistir à fraturas.
As facetas dentárias podem ser utilizada em diversos casos, e por isso ela é indicada para:
- Aproximar os dentes que estão separados um do outro, cientificamente chamado de diastemas;
- Quando os dentes são muito pequenos em pessoas adultas;
- Melhorar a aparência dos dentes quebrados ou danificados por cáries;
- Harmonizar o tamanho dos dentes;
- Alterar a cor dos dentes que podem ser manchados ou escurecidos por diversos fatores.
As facetas, além de melhorarem a beleza, também ajudam a minimizar o desgaste dos dentes como acontece com o uso das próteses convencionais , pode evitar o acúmulo de placa bacteriana melhorando a higiene e a saúde bucal quando corrige a posição dos dentes.